Escadarias do Mundo que não pode deixar de subir
Não sabemos o que têm as escadarias que nos fascinam. São muitas as que cativam a nossa atenção quando viajamos e nos deixam sem respiração (literalmente). São muito mais do que construções arquitectónicas para alcançar um desnivel ou chegar a um piso superior: podemos encontrar autênticas obras de arte.
Vía crucis de Bermeo (Espanha)
Na cidade basca de Bermeo, começa a Via Crucis, que serve para aceder ao eremitério de San Juan de Gaztelugatxe (80 metros acima do nível do mar), onde dizem que San Juan deixou a sua marca. 231 degraus de pedra compõem esse caminho estreito considerado um dos mais espetaculares e perigosos do mundo. As vistas de ambos os lados do Mar Cantábrico, bem como as praias rochosas que existem, são impressionantes. Depois de concluir esta jornada, toque no sino de San Juan de Gaztelugaxte três vezes e peça um desejo, dizem que traz boa sorte.
Escadaria dos Museus do Vaticano (Roma)
Esta escadaria, construída em 1932 por Giuseppe Momo, é uma das mais fotografadas do mundo. Inspirada na chamada Escadaria Bramante de 1512, atualmente fechada ao público, ela atinge o efeito infinito graças à sua dupla hélice enrolada à direita. Não pode perder a visita ao Vaticano. A vista de cima é surpreendente, mas não se esqueça de observar a perspectiva de baixo, porque vai surpreendê-lo.
Chand Baori (Rajasthan, India)
Na cidade indiana de Abhaneri, perto de Jaipur, existe um poço de água antigo que data do século IX. Construído em pedra e com uma profundidade de mais de 20 metros, 13 níveis e 3.500 degraus, parece uma materialização das pinturas de Escher, brincando com simetrias e perspectivas. Embora tenha sido originalmente usado por motivos religiosos (no lado norte, há uma pequena capela) e para fornecer água aos habitantes da região, hoje é preservado apenas como monumento.
The Vessel (Nova Iorque)
Em 2019, o Vessel, uma escultura gigante em forma de escada, foi inaugurada no moderno bairro de Hudson Yards, no centro de Manhattan, em Nova Iorque. É composto por 154 escadarias em zigue-zague interligadas e 80 plataformas de observação, distribuídas em 16 níveis. Por fora, também é impressionante, a sua estrutura em forma de colmeia com painéis refletores de cor cobre, destaca-se. Embora o acesso seja gratuito, deve adquirir um ingresso para visitá-lo: recomendamos que o faça com antecedência, pois o número de lugares é limitado.
Basílica de Sacre Coeur (Paris)
Um dos monumentos mais visitados de Paris, juntamente com a Torre Eiffel, é a Basílica do Sagrado Coração (Sacre Coeur). Localizada no topo da colina de Montmatre, a recompensa após subir os 237 degraus íngremes que a constituem, é uma vista magnífica de toda a cidade. Embora a nossa recomendação seja deliciar-se com esta subida e aproveitar a oportunidade para se sentar nos degraus e contemplar a paisagem, existe a possibilidade de apanhar um funicular que o levará ao topo sem esforço (pode ser uma boa opção nos dias mais quentes).
Pailon del diablo (Equador)
Na localidade de Baños do Equador, encontra-se a cascata do Rio Verde, com mais de 100 metros de altura. Para poder vê-la, tem um caminho com escadas e pontes suspensas entre a vegetação. Depois de subir os degraus esculpidos em pedra e extremamente escorregadias, a vista do topo é de tirar o fôlego. Tem 4 varandas onde pode parar para contemplar esse espetáculo da natureza.
Monte Popa (Myanmar)
Os que querem ver o topo do Monte Popa têm pela frente uma escadaria com 777 degraus, nos quais encontraremos muitos macacos, que andam livremente. A recompensa por alcançar o topo desta montanha sagrada, onde está localizado o cone de um vulcão, é a chegada a um dos mais importantes templos budistas do país: Taung Kalat. É importante saber que, como é um território sagrado, não pode entrar calçado, portanto a escalada deve ser feita com os pés descalços.
16th Ave Tile Steps (São Francisco)
Em São Francisco encontramos esta escadaria única, com 163 degraus decorada com mais de 2 mil azulejos e 75 mil fragmentos de espelho e vidros. Inspirada na Escadaria Selaron do Rio de Janeiro, cerca de 300 moradores ajudaram na sua construção e levaram um ano e meio para concluí-la.
Além de apreciar a beleza dos mosaicos, uma vez no topo, não podemos deixar de visitar o Grand View Park, onde teremos impressionantes vistas em 360º da cidade e do Oceano Pacífico.
Livraria Lello (Porto)
Esta escadaria, catalogada como monumento de interesse público, está localizada na charmosa livraria Lelllo, no centro histórico do Porto. Se a imagem lhe é familiar, o mais provável é que a tenha visto nos filmes da saga do Harry Potter.
Esse fato levou a um aumento das visitas nos últimos anos. Uma vez que se paga a entrada, recomendamos que compre primeiro para evitar estar muito tempo à espera de entrar.
Escadaria do Joker (Nova Iorque)
Não poderíamos terminar sem nos referirmos, às novas escadarias da moda. Encontram-se em Nova Iorque, no famoso bairro do Bronx, e ficaram populares nos últimos meses por terem aparecido no filme Joker, onde o Joaquin Phoenix dança.
Na verdade, esta escadaria, localizada entre dois prédios residenciais no bairro de Highbride (167th Com Shakespeare Ave.), não é nada de especial, mas todos os dias inúmeros turistas vêm a este novo local de culto.